5 Dicas para obter sucesso nas vendas pela internet

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O mercado digital cresce a cada ano, e não é de se estranhar, devido à correria do dia a dia os consumidores optam pela variedade, agilidade e comodidade proporcionadas pela internet – os grandes motivos que fazem com que esta opção de compra esteja ai para ficar e se renove a uma velocidade muito grande.

De acordo com pesquisas realizadas no início de 2016, 87% dos consumidores afirmam ter o hábito de usar a internet como meio de compras, além da presença física nas lojas de varejo. Somente 9% deles revelam comprar pessoalmente, sem usar a tecnologia, e 4% têm a internet como meio exclusivo de compras. E dos consumidores que preferem comprar pessoalmente, 30% têm acima de 55 anos de idade.

Não sobram dúvidas de que a venda pela internet é um mercado promissor e cheio de vantagens não é mesmo?

Preparamos uma lista com as principais dicas para que você obtenha sucesso em suas vendas pela internet. Confira:

  1. Planeje

Antes de começar qualquer negócio é imprescindível fazer uma pesquisa de comportamento do consumidor e concorrentes para verificar a viabilidade de vender determinado produto ou serviço. Essa regra se aplica também às vendas online.

Pesquise e planeje. Identifique quais serão os seus clientes, concorrentes, parceiros, fornecedores, e suas estratégias. Para isso é necessário desenvolver um plano de negócio. O plano de negócio o ajudará a reconhecer os pontos fracos a serem questionados e melhorados e as suas oportunidades.

Você terá uma visão melhor do negócio, o que reduzirá as chances de fracassos e testará a possibilidade do projeto.

  1. Ofereça um site funcional

Atualmente internet é acessada por uma variedade de dispositivos dos mais diferentes formatos. Devido a esta realidade é de extrema importância que seu site se adapte às telas dos diferentes aparelhos utilizados pelos consumidores. São os chamados sites responsivos ou adaptativos.

Além disso, o Google – o maior buscador do mundo, já dá a preferência de exibição dos primeiros resultados de buscas para sites responsivos ou adaptativos.

Certifique com seu programador que seu e-commerce ofereça essa funcionalidade.

  1. Design

Um e-commerce com elementos bem organizados e com um visual bonito é o primeiro passo para conquistar a confiança do usuário.

Dê destaque para as informações que irão cativar o consumidor e podem ser decisivas na decisão de compra, como entrega garantida, frete grátis e descontos.

A qualidade das imagens é outro fator que vai ajudar e muito a decisão de compra do consumidor. Ofereça imagens de boa qualidade e de preferência, dê mais do que uma opção de imagem do mesmo produto, para que o usuário possa visualizar o item de diferentes ângulos.

  1. Segurança

A questão de segurança na internet é um assunto que vem sendo muito discutido e também um fator determinante para realização de compras no mercado digital. É necessário deixar claro para o usuário que seu site é seguro. Para isso existem diversas empresas que oferecem serviços de proteção de dados, análise de vulnerabilidades, bloqueio de ataques e selos que irão garantir a segurança do seu site.

Avalie a melhor opção para o tamanho do seu negócio, mas nunca deixe da garantir e informar a segurança do seu site.

  1. Ofereça informação em multicanais

Além da sua loja virtual estar bem estruturada, com informações objetivas e de qualidade, é importantíssimo ir até o seu consumidor oferecendo canais de comunicação e informações por meio de múltiplas plataformas como e-mail de contato, telefone, whatsapp, campanhas de e-mail marketing, blog e redes sociais.

Algumas dessas plataformas além de oferecer mais um canal de comunicação com seu cliente, irão também ajudar no rankeamento do seu site nos resultados de pesquisa. É o caso do blog e das redes sociais.

Abasteça seus canais regularmente e esteja sempre pronto para atender seus clientes por cada uma das plataformas oferecidas.

Dica Bônus
  1. Anuncie e monitore

Outra grande vantagem do mercado digital são os anúncios. A publicidade online costuma ser bem mais barata do que a publicidade em meios tradicionais. Além do que, na publicidade online é possível monitorar o andamento de seus anúncios e, caso necessário, mudar a estratégia adotada sem grandes prejuízos e ainda aprimorar cada vez mais as suas campanhas por meio do monitoramento do comportamento dos usuários impactados.

A internet oferece uma série de opções de publicidade, anúncios em mecanismos de busca, anúncios em redes sociais, anúncios em sites e blogs, anúncios com formadores de opinião e tantas outras opções. O que vai determinar o sucesso em seus anúncios é o seu conhecimento em relação aos seus clientes. É necessário saber onde eles estão, o que estão procurando e do que estão falando.

Quer saber mais? Agende uma visita e venha bater um papo conosco.

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