Como priorizar o trabalho quando tudo parece prioridade?

prioridade

Como priorizar o trabalho quando tudo parece prioridade?

Como definir prioridade?

Definir prioridade, em tempos de home-office, é fundamental para que os colaboradores de uma empresa tenham foco em seu trabalho, realizem com destreza, tenham melhor produtividade, e entreguem nos prazos adequados.

Porém, como priorizar o trabalho a ser realizado, quando tudo parece ser prioridade? Continue a leitura com a gente.

Aprenda a diferença entre prioridade e importante

Para definir o que é prioridade e o que é importante, é necessário entender e conhecer os conceitos das palavras.

O que é prioridade?

Tudo que se não for resolvido o mais rápido possível, tem chances de se tornar um problema e prejudicar tanto a imagem quanto a reputação da empresa.

O que é importante?

Tudo aquilo com potencial de gerar resultados.

Ou seja, se é urgente, é uma prioridade, e deve ser realizado imediatamente. Se for apenas importante, pode ficar para um segundo momento, pois há outras tarefas que necessitam de atenção.

 

Dicas para organizar tarefas e prioridades

Organize suas tarefas

Uma dica extremamente valiosa para definir o que é prioridade e o que é urgente, é preparar uma lista de tarefas a serem feitas. Recomenda-se que essa lista seja feita no dia anterior à execução.

Dessa forma, você consegue definir o que é prioridade, e se aparecer algo novo, você consegue encaixar no seu planejamento.

Defina etapas e prazos

Existem alguns projetos maiores que demandam mais tempo para a execução e não há como realizá-los da noite para o dia. Essa questão deve estar explícita e acordada entre os gestores, colaboradores e clientes. Por isso, é importante trabalhar com prazos e etapas. Para cada fase, estabeleça previamente uma data final. Dessa forma, mantêm-se tanto a organização, quanto o foco.

Aprenda a falar não

Dizer a temida palavra de três letras é fundamental para manter-se fiel ao que é prioritário. Um dos maiores erros, tanto de gestores quanto de colaboradores, é não negar uma atividade e dessa forma, ela se torna mais uma atividade em sua lista, e terá que ser realizada nos próximos dias.

Atenção: dizer não ao cliente ou um colega solicitando ajuda, não é falta de respeito. Prefira ser sincero e dizer que a atividade não poderá ser realizada naquele momento, do que prometer prazos que comprometam seu trabalho.

Tire um tempo para si mesmo

Não adianta nada acumular tarefas e prazos, mas não cuidar da saúde mental e física. Tire um tempo para si mesmo, repensar sua jornada, traçar novas estratégias ou apenas pensar na vida.

Leia um livro, assista a um episódio da sua série preferida, ou desfrute calmamente de uma boa xícara de café. Assim, você reavalia os problemas e reflete em uma nova forma de conduzir tanto a vida pessoal, quanto a profissional, além de te ajudar a definir prioridades.

Aproveite essas dicas para definir prioridades no trabalho presencial, no home-office e também, no âmbito pessoal.

 

Conheça os serviços realizados pela 5D Publicidade. Aproveite e nos siga no Facebook e Instagram. Entre em contato para conversarmos sobre o seu negócio.