Entenda o que é o empreendedorismo social

empreendedorismo social

20 set Entenda o que é o empreendedorismo social

Nunca se falou tanto em empreendedorismo como ouvimos falar nos dias de hoje. Empreender significa transformar, esta atividade tão importante é responsável por mover a economia do mundo. Gera empregos, atende demandas, supera desafios, cria necessidades e realiza sonhos.

Com o desenvolvimento do mercado, uma nova forma de empreender vem ganhando espaço. É o empreendedorismo social. Você sabe do que se trata esse tipo de negócio que vem crescendo a cada ano?

O empreendedor social trabalha de forma lucrativa para resolver os problemas sociais. Exato, o empreendedorismo social vende produtos ou serviços para que um problema que envolva uma comunidade seja resolvido.

Utiliza técnicas de gestão, tecnologia, sustentabilidade e inovação com a meta de elevar o capital social de um povo.

Ao invés de deixarem que os setores públicos resolvam as adversidades de uma sociedade, os empreendedores sociais identificam problemas e desenvolvem ideias e projetos para que problemas sejam solucionados.

O setor social entendeu o que desde muito tempo o setor privado já havia captado a anos: o grande poder por traz de novas ideias.

Dessa forma, os empreendedores sociais são agentes de mudanças, capazes de transformar sociedades inteiras por meio de suas ideias inovadoras.

Reunimos três cases do empreendedorismo social para você conhecer mais sobre o setor:

 Ashoka

Pioneira no empreendedorismo social a Ashoka foi criada por Bill Drayton em 1980. Trata-se de uma organização mundial que trabalha no apoio a empreendedores sociais. Oferece suporte a pessoas com ideias inovadoras capazes de provocar transformações.

www.brasil.ashoka.org/

Graacc

Grupo de apoio ao adolescente e à criança com câncer. Fundado em 1991 por Antonio Sergio Petrilli, o GRAAC garante tratamento contra o câncer dentro dos mais avançados padrões científicos às crianças e adolescentes.

O grupo conta com um grande sistema de gestão e atendimento que engloba pesquisadores de universidades, a iniciativa privada e a comunidade.

Desde 1991, essa iniciativa do oncologista pediátrico Antonio Sergio Petrilli tem sido uma forte aliada do combate ao câncer infantil no Brasil. A entidade já tratou mais de 5 mil pacientes, com uma taxa de cura que fica em torno de 70%. A organização funciona com base em um rigoroso sistema de gestão e atendimento que envolve pesquisadores de universidades, a iniciativa privada e a sociedade.

www.graacc.org.br/

Asid

O grupo Asid – Ação Social para Igualdade das Diferenças oferece metodologia de desenvolvimento de gestão para instituições  filantrópicas com foco no desenvolvimento da pessoa com deficiência, representadas por escolas e centros de atendimento. A organização dirigida por Alexandre Amorim, Luiz Ribas e Diego Moreira tem o grande objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência através da promoção da gestão profissionalizada de instituições, que assim podem melhorar a qualidade de atendimento e aumentar o número de vagas ofertadas para a comunidade.

www.asidbrasil.org.br/

Clique aqui para conferir mais notícias em nosso site.