Envio de e-mail marketing como estratégia para o sucesso

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estratégia de e-mail marketing

Existe uma grande dúvida em relação à eficácia do envio de e-mail marketing como estratégia de vendas. Esse questionamento acontece devido às más práticas do envio de e-mails realizadas por algumas empresas.

Quem nunca recebeu um e-mail marketing indesejado em sua caixa de e-mails?

Muitas empresas disparam e-mails marketing para listas de e-mails sem saberem a real procedência desses contatos. O que resulta no alcance de um número mínimo de consumidores realmente interessados nos produtos ou serviços oferecidos e, consequentemente, no desperdício de tempo e verba.

No entanto, afirmamos que o e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas de vendas quando utilizado de maneira correta. Veja alguns dados que comprovam essa afirmação:

90% dos usuários da internet têm pelo menos uma conta de e-mail funcionando. Desses 90%, 70% checam suas caixas de e-mail em média seis vezes por dia.

Números muito positivos, não é mesmo? Mas para que a sua estratégia de e-mails marketing tenha sucesso, a regra número 1 é que a sua lista de contatos seja formada por dados de pessoas que, em algum momento, optaram por receber os conteúdos da sua empresa.

Existem várias formas de construir uma boa lista de e-mails, confira algumas delas:

  • Solicite os dados do cliente no momento da primeira compra ou contratação de um serviço.
  • Tenha um espaço em seu site para que o usuário possa cadastrar o e-mail para começar a receber seus conteúdos.
  • Dê motivos para que o usuário cadastre o e-mail em sua lista. Para isso ofereça descontos ou promoções exclusivas.
  • Disponibilize materiais relevantes em seu site para seu público alvo, como e-books, infográficos e vídeos, e assim solicite o e-mail do usuário para que ele tenha acesso ao conteúdo.

Uma vez criada a sua lista de contatos, chega o momento de definir o que você irá oferecer aos seus clientes em potencial. Quais produtos serão evidenciados, quais serviços serão divulgados e quais serão as ofertas.

Uma dica para manter seus contatos e reter a atenção do seu público é oferecer conteúdo relevante, informações úteis, que ofereçam soluções. Por isso outra importante regra para gerar resultados com uma estratégia de e-mails marketing é conhecer bem o público de interesse.

Após fazer o disparo de suas campanhas o próximo passo é mensurar os resultados. Uma grande vantagem do e-mail marketing é que, utilizando uma boa ferramenta de disparo você terá acesso aos rendimentos de cada e-mail enviado. Por isso, fique atento às métricas de suas campanhas.

De acordo com a mensuração dos resultados, você poderá criar novas estratégias ou torná-las ainda melhores, aumentando assim o conhecimento da sua marca, gerando relacionamento com seus consumidores, aumentando a relevância da sua empresa e gerando vendas.

Confira mais dados que comprovam a importância da estratégia do e-mail marketing para o seu negócio:

  • De acordo com estudo da empresa McKinsey&Company (EUA – 2013) – os resultados de vendas de produtos a partir de e-mails marketing é 40 vezes maior comparado com os resultados gerados pelas redes sociais.
  • Os consumidores apresentam 3 vezes mais chances de realizar a compra quando impactados por campanhas e-mail marketing.
  • 45% das empresas consideram o aumento da receita de vendas a principal utilidade do e-mail marketing.

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