Uma dica: Invista em Marketing de conteúdo

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14 jun Uma dica: Invista em Marketing de conteúdo

 Não sabe como funciona o marketing de conteúdo? Já explicamos:

O marketing de conteúdo tem como objetivo gerar conhecimento relevante e valioso para o seu público de interesse. Essa estratégia tem a capacidade de atrair e fidelizar novos consumidores para a sua marca.

Não é de hoje que o marketing de conteúdo gera resultados muito satisfatórios para as empresas que investem nesse tipo de estratégia.

De acordo com a segunda edição do estudo Content Trends, feito pela empresa Rock Content, com apoio da Press Works, realizado entre 11 e 26 de abril e que ouviu 2.725 profissionais brasileiros do marketing de conteúdo – 70% das empresas fazem o uso do marketing de conteúdo para gerar resultados.

A pesquisa indica que 54,3% das empresas que não utilizam o marketing de conteúdo afirmam que não conhecerem o funcionamento da estratégia. 27,4% afirmam não fazerem marketing de conteúdo por não terem disponibilidade de orçamento.

De acordo com o recente estudo, as empresas que oferecem marketing de conteúdo geram cerca de quatro vezes mais visitas em seus sites. Esse resultado acontece pelo fato da estratégia focar em oferecer conteúdo que o público em potencial tem real interesse em consumir e não apenas informações institucionais. Sendo assim, marcas que oferecem conteúdos úteis aos seus leitores apresentam maior atratividade, o que repercute no tempo de permanência de um visitante em suas páginas e consequentemente têm influência direta no rankeamento em motores de busca e as tão almejadas visitas orgânicas.

O marketing de conteúdo também, afeta de forma positiva, o crescimento no número de novos contatos, os conhecidos leads. Esse crescimento pode chegar a ser cinco vezes maior comparado a quem não investe na estratégia. Também vamos explicar o porquê:

Alguns sites têm como principal ponto de comunicação o formulário “fale conosco”, no entanto muitos dos usuários que visitam o “fale conosco” não estão interessados em fazer uma compra. Ou seja, uma mínima parcela realmente preenche formulários como esse.

Em contra partida o marketing de conteúdo, por meio de conteúdos relevantes, conquista o usuário até que ele atinja o processo de decisão de compra. Isso abrange, além de posts em blog, outros materiais, esses ainda mais ricos em informações, os quais devem ser protegidos por um formulário. Assim, o público estará mais disposto em fornecer informações em troca de conteúdos relevantes, por isso o marketing de conteúdo tende a gerar maior número de leads.

 

Antes de criar conteúdos é importante desenvolver um bom planejamento definido e documentado.

52,2% das empresas brasileiras não documentam estratégias de conteúdo e 17% não possuem nenhuma estratégia. Já, segundo o estudo, as empresas que têm suas estratégias documentadas são 50% mais bem-sucedidas.

Estratégias documentadas garantem que uma equipe esteja sempre alinhada com as táticas necessárias e os objetivos a serem alcançados.

 

Qual a periodicidade que devo gerar conteúdos?

Para obter um melhor posicionamento em motores de busca é necessário apresentar atualizações frequentes em sua plataforma.

De acordo com os dados recolhidos pela Contet Trends  44,7%  das empresas ainda publicam pouco conteúdo mensal, de um a quatro conteúdos/mês. Enquanto que 13% das empresas divulgam mais de 20 conteúdos mensais.

 

O marketing de conteúdo pode ser aplicado com o auxílio de diferentes mídias. São elas:

Posts em blog, posts em redes sociais, vídeos, e-books/whitepapers, apresentações online, estudos de caso e eventos presenciais, os conteúdos devem ser aplicados estrategicamente nas diferentes etapas do relacionamento do usuário com a sua marca.

 

Quer saber mais sobre marketing de conteúdo?

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