Prepare a sua loja virtual para o natal 2016

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02 nov Prepare a sua loja virtual para o natal 2016

O ano passou muito rápido mesmo, e sabemos que 2016 não foi um ano fácil, com a economia abalada, consequentemente as vendas caíram bastante. Mas vamos deixar de lamentação porque já começamos a detectar uma leve melhora acompanhada ao clima de final de ano que já podemos sentir por ai e possivelmente teremos boas surpresas, principalmente quando falamos em vendas pela internet.

Para muitos lojistas as vendas de final de ano são responsáveis por até 40% do faturamento anual.

Se você tem uma loja virtual certamente deve estar pensando em como fazer para vender mais no natal que já se aproxima não é?

A resposta mais importante que daremos para você é: realize um planejamento.

O planejamento de qualquer estratégia de venda é o primeiro e mais importante passo a ser dado.

Identifique quais serão as ofertas, qual público específico deverá ser atingido, como será a comunicação, datas, prazos, quais mídias serão utilizadas, entre outros.

Preparamos 9 tópicos importantes para você preparar sua loja virtual para o natal 2016. Confira abaixo:

1- O Indispensável, o imprescindível, o obrigatório: Planejamento ♫♪

Antes de qualquer coisa, pesquise, estude e planeje com antecedência, como será feita a campanha de natal da sua loja online. Agende uma reunião com a sua equipe ou agência de publicidade, organize e programe a estratégia de comunicação e datas que serão trabalhadas a campanha de natal.

2- Ofereça vantagens e facilidade

Com a chegada do final do ano, a concorrência se acirra ainda mais. Para que os consumidores escolham comprar em sua loja e não na loja do concorrente, além de garantir produtos e serviços de qualidade, disponibilize maiores vantagens e facilidades. Para isso, durante a sua estratégia de natal você pode conceder políticas mais liberais como: frete grátis, maiores prazos de troca e devolução do produto e redução de restrições.

“Pesquisas internas da Loop e de sua rede de varejistas demonstram que 1 em cada 4 compradores menciona preocupações com as dificuldades de troca/devolução como o principal motivo para evitar compras online.”

Antes de mais nada, verifique com sua equipe responsável se há a viabilidade de se oferecer tais flexibilidade.

3- Métodos de Pagamento

Ofereça diferentes opções de pagamento para o seu cliente.

Analise a pesquisa abaixo realizada pelo SEBRAE em parceria com a E-commerce Brasil que exibe os meios de pagamento mais aceitos nas lojas virtuais do pais em 2016:

principais formas de pagamento mercado digital

Podemos concluir que se o seu site oferece apenas uma forma de pagamento, você está perdendo importantes vendas para o seu negócio. Converse com o programador do seu e-commerce para que sejam adicionadas mais formas de pagamento.

4- Mostre ao consumidor que ele pode confiar na sua loja

Disponibilize uma comunicação clara em todas as etapas de compra do usuário que visita o seu site. Desde a primeira visita até o pós venda.

Ofereça canais como chat online, e-mail, telefone e FAQ.

Como no natal as visitas e compras aumentam, é muito importante retomar e investir no FAQ (perguntas e respostas frequentes) do seu site. É muito importante que ele esteja atualizado e ofereça uma busca eficiente.

Grande parte dos clientes prefere buscar respostas antes de entrar em contato com a marca, o que ajuda a reduzir custos, evita a demora no retorno ao cliente e melhorar o índice de satisfação.

5- Evite grandes mudanças

Alguns consumidores começam a pesquisar presentes para o natal antes do período de compras, mas isso não significa que eles irão fazer o pedido no mesmo momento. Muitos deles salvam a página do produto em seus favoritos e continuam pesquisando por preços e vantagens.

Como a cultura do brasileiro é deixar tudo, digamos, para o último instante, alguns consumidores que estiveram em seu site nos últimos meses, ou semanas anteriores, poderão voltar para finalizar o pedido e se seu site estiver diferente, isso pode atrapalhar o fluxo de compra e a perda de vendas.

Mesmo que a mudança seja necessária, pois irá trazer melhorias para o site, espere passar o natal para aplicá-la.

6- Prepare sua loja online para grandes fluxos

Certifique se seu site está otimizado para receber um volume grande de acessos. Se seu site não estiver preparado para receber muitas visitas e isso acontecer, sua plataforma ficará lenta e poderá apresentar até indisponibilidade, o que resulta em perda de vendas.

Converse com o programador as sua loja virtual.

7- Garanta que o usuário possa realizar a compra em todos os dispositivos

A utilização de compras online via smartphones e tablets vêm crescendo com o passar dos anos. No primeiro semestre de 2016 18,8% das compras realizadas na internet foram efetuadas via celulares.

Nos Estados Unidos, corresponde por 30% do total de transações online, com smartphone responsáveis por 60% do movimento em dispositivos móveis.

De acordo com os dados apresentados podemos concluir que para que vendas não sejam perdidas, é imprescindível que sua loja online seja responsiva e ofereça uma excelente experiência de navegação aos consumidores.

8- Exiba de cara, o melhor que você tem para oferecer

A página inicial do seu site é correspondente à vitrine da sua loja. Nela devem estar os produtos mais vendidos e chamadas com os principais descontos e ofertas.

Tenha cautela com a gestão do estoque dos produtos mais procurados. Certifique-se de reabastecer uma quantidade maior para garantir as suas vendas.

9- Divulgue

Com o seu público alvo em mente escolha os canais de divulgação da sua campanha de natal 2016.

As possibilidades são muitas: redes sociais, anúncios em ferramentas de pesquisa, banners em sites frequentados pelos seus consumidores, anúncios por formadores de opinião, e as diversas mídias tradicionais.

Alinhe a divulgação com sua equipe responsável ou agência de comunicação, sempre pensando no perfil exato de usuários que vocês pretendem atingir.

 

Tomados todos esses cuidados temos certeza que a seu site terá sucesso durante a época mais estratégica do ano para o mercado digital.

 

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