WhatsApp – Uma ferramenta de marketing para seu negócio

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Criado em 2009 e vendido para o Facebook por US$ 21,8 bilhões em 2014, o WhatsApp dispensa apresentações. Afinal de contas, o aplicativo conta com mais de 900 milhões de usuários inscritos. No Brasil são 100 milhões de usuários – 96% dos consumidores brasileiros que possuem um smartphone têm o WhatsApp presente em seus dispositivos móveis.

72% dos usuários utilizam o WhatsApp todos os dias e cerca de 70% das pessoas deixam o aplicativo conectado 24 horas por dia.

Uma característica importante do WhatsApp é seu sistema de notificação. 90% dos usuários realmente visualizam a mensagem recebida. Um número extremamente satisfatório.

Com todos esses dados, acreditamos que você já tenha se convencido de que o WhatsApp é uma poderosa ferramenta de marketing para o seu negócio correto?

O aplicativo com certeza vai facilitar muito a comunicação com seus clientes. Mas tudo na vida existe um “porém”, e este não é um caso a parte. De acordo com pesquisas, o grande sucesso do WhatsApp é justificado pelo fato de ele ser um instrumento de comunicação de uso pessoal, por ser gratuito e por não exibir propaganda em sua plataforma.

O que foi? As informações acima não são animadoras para quem deseja usar o WhatsApp como uma ferramenta de marketing? Se a sua estratégia for bem estruturada, você não precisa se preocupar com isso. Aqui vão algumas dicas de como utilizar o WhatsApp como ferramenta de marketing e alavancar as suas vendas:

Tenha um número exclusivo

Muitas pessoas começam a utilizar o WhatsApp como estratégia de vendas usando seus números de telefone pessoais. É importante que a sua marca tenha um número de telefone exclusivo para o uso do WhatsApp, o que facilita a administração dos contatos e garante que o número continue sempre o mesmo, evitando problemas futuros.

Envie mensagens para quem realmente deseja recebê-las

Conforme mencionado, as pessoas enxergam o Whatsapp como um aplicativo pessoal. Dessa forma não é agradável uma empresa enviar mensagens divulgando um produto ou serviço, se o usuário não solicitou o recebimento dessas mensagens.

Para saber quem realmente deseja receber as suas notificações, pergunte aos seus clientes se eles gostariam de receber ofertas e novidades pelo aplicativo e desenvolva uma forma de captação de novos leeds. Muitos negócios pedem que novos consumidores preencham uma ficha de dados e neste documento aproveitam para perguntar se o novo cliente deseja receber novidades via WhatsApp.

Divulgue

Diferente das redes sociais, o WhatsApp não oferece uma busca em que os usuários podem encontrar novos contatos. Para estabelecer o contato com a sua empresa, é necessário adicionar o número de telefone na agenda do celular. Dessa forma, uma maneira de conquistar novos contatos e consequentemente novos clientes, é divulgar o número do WhatsApp da sua marca em outras mídias como o site do seu negócio, no cartão de visitas,  nas redes sociais, entre outros materiais que você utiliza como divulgação.

Esteja preparado

Antes de começar a trabalhar com o WhatsApp, é de extrema importância que você esteja preparado para atender os consumidores que entrarão em contato com a sua marca.

Certifique-se de ter uma pessoa ou equipe responsável por responder todos os clientes de forma rápida e atenciosa.

Tenha em mente que, se você divulga um serviço pelo WhatsApp, as pessoas vão querer pedir um orçamento ou até mesmo fechar o negócio pelo próprio aplicativo. Se for necessário elas saírem da plataforma para enviarem um e-mail ou precisarem fazer uma ligação, certamente as chances de fechar o negócio cairão para menos da metade.

Ofereça vantagens

Ofereça vantagens para clientes que fazem parte da sua base de contatos. Essas vantagens podem ser informar os clientes do WhatsApp sobre novidades em primeiro lugar, disponibilizar descontos exclusivos, entre outros bons motivos que farão com que mais pessoas se interessem em manter um relacionamento com a sua marca via o app.

Explore a ferramenta

Por fim, nossa última dica para você que deseja começar a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing para sua empresa é: explore – aproveite as funcionalidades do aplicativo. Crie grupos para assuntos específicos, como eventos.

Crie uma lista de transmissão, essa funcionalidade permite que você envie mensagens para um grupo de pessoas que escolher e a mensagem chega para cada um dos contatos de forma individual. Quando um usuário de sua lista de transmissão responde sua mensagem, a resposta também chegará para você de forma individual. Essa opção facilita a administração, pois você não precisa abrir cada um de seus contato para enviar a mesma mensagem e também permite a identificação  dos usuários, o que  possibilita um relacionamento direto com seu cliente.

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